Agendamento de vistoria veicular do Detran-DF facilita a vida de usuário
Brasília | 22/11/2010

O serviço de vistoria de veículo oferecido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está mais ágil. Desde o último dia 10, os usuários não precisam mais encarar longas filas para conseguir atendimento, pois basta agendar o dia e o horário na internet, depois comparecer ao local com o documento do carro em mãos. De acordo com o órgão, a medida foi adotada para dar mais comodidade ao cidadão, além de organizar melhor o serviço. Contudo, o processo antigo, por ordem de chegada, permanece o mesmo para veículos zero quilômetro, laudo de vistoria para outros estados e usuários que não compareceram na data agendada.

O serviço de agendamento da vistoria pela internet já está disponível. Segundo o diretor de atendimento do Detran, Antônio Dias, o processo tem facilitado bastante o andamento dos trabalhos. “Houve uma mudança radical no quesito fila de espera. Antes, os motoristas chegavam a esperar mais de três horas. Agora, o usuário chega no horário marcado e gasta em torno de 20 minutos”, informou o diretor do órgão que realiza cerca de mil vistorias por dia.

Para agendar a vistoria, o proprietário deve acessar o site do Detran e clicar no menu “serviços online – agendamento de vistoria”. Depois disso, é só emitir o boleto e fazer o pagamento em uma das agências do Banco de Brasília (BRB) ou do Banco do Brasil (BB). Por fim, o proprietário deve retornar à página do Detran, na internet, e escolher dia, horário e posto em que deseja realizar o procedimento.

O motorista Evaldo Ferreira aprovou a mudança. “Fiz o agendamento pela internet e no dia da vistoria foi tudo muito rápido. Cheguei ao Detran, passei pela triagem e logo meu carro foi vistoriado”, contou. Para Ferreira, a medida deveria ter sido implementada antes. “Em outra ocasião, entrei na fila às 5 h e só fui atendido depois das 9 h”, finalizou.

Mutirão

O fim do ano está chegando e muitos de brasilienses acabam utilizando o 13º salário para comprar um carro novo. Com isso, as filas no Departamento de Trânsito aumentam devido à grande quantidade de vistorias. Para evitar esse tipo de problema e atender toda a demanda, o órgão vai realizar mutirões aos sábados. Segundo o Detran, os atendimentos deverão ser agendados.

Veja  as datas previstas para cada regional.

Planaltina
Dias 04 e 18/12, das 7h às 13h
Brazlândia
Dia 11/12, das 7h às 13h
Gama
Dias 11 e 18/12, das 13h às 17h
Taguatinga
Dias 11 e 18/12, das 7h às 13h
Paranoá
Dias 11 e 18/12, das 7h às 13h
Sia
Dias 4 e 11/12, das 7h às 13h
Sobradinho
Dias 4, 11 e 18/12, das 7h às 11h
Cidade do Automóvel
Dias 11 e 18/12, das 7h às 13h

Dicas úteis

Com a vistoria marcada, o cidadão deve se preocupar, primeiramente, com a limpeza do carro. De acordo com os vistoriadores, com o veículo sujo é impossível verificar pontos importantes. Além disso, é preciso conferir o sistema elétrico. Faróis, setas, lanternas, freios, pneus e o step devem estar em ordem. O motorista ainda deve verificar se o “macaco” e as chaves próprias para a retirada de parafusos da calota estão no veículo, que deve portar um extintor de incêndio dentro da data de validade.

A carteira de habilitação do condutor não pode estar vencida e a categoria deve corresponder com o tipo de veículo que a pessoa dirige. Quem fizer a vistoria para transferência também deve estar com o IPVA (pago) e o Documento Único de Transferência (DUT).

Conforme o Detran, veículos de outros estados devem estar com os débitos quitados e a assinatura do tabelião averbada em cartório local. O Número de Identificação Veicular (NIV) de alguns veículos, principalmente os internacionais, pode não ser visualizado durante a vistoria. Quando isso acontece, o vistoriador exige que a pessoa se desloque até uma oficina para verificação.

(Rafaella Osler)

Bookmark e Compartilhe