Cidade Ocidental comemora a Festa de Sto Antônio com muitas novidades
Goiás e entorno | 14/06/2010

O município de Cidade Ocidental, no Entorno de Brasília, realiza todos os anos, em maio, a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade. Este ano, o envolvimento do governo municipal e, especialmente, do prefeito Alex Batista contribuiu para o êxito de suas comemorações. Para oferecer mais segurança às famílias e aos jovens durante a festividade, toda a Praça Santo Antônio foi cercada e, além disso, a venda de bebidas alcoólicas proibida.

“Acho que tem tudo a ver esta proibição. É uma festa de família e um evento religioso”, salientou a funcionária pública Bianca Reis, que há mais de dez anos freqüenta a festa. Ela admitiu que até gosta de uma cervejinha no fim de semana, mas, segundo ela, predominou o bom senso de todos os participantes em entenderem o objetivo do festejo.

Quem também aproveitou para curtir com segurança foram as crianças. Para elas, guloseimas típicas de festas juninas, brincadeiras e cama elástica estiveram à disposição. Com a área cercada e a presença de seguranças pagos pela Prefeitura, os pais ficaram mais tranqüilos. “Minha filha pode ficar à vontade neste espaço”, disse o pedreiro Antônio Crisóstomo, de 35 anos.

No primeiro dia de celebração foi realizada uma missa campal com a presença do prefeito Alex Batista e sua família, além de secretários municipais e outras autoridades. O prefeito aproveitou para relembrar sobre a importância de serem mantidas as tradições do município. “A cada ano pretendemos fortalecer a cultura da nossa cidade, melhorando sempre as celebrações que tenham a família como ponto central”, destacou o chefe do Poder Executivo.

Uma das principais novidades este ano foi o sorteio de um automóvel Volkswagen zero quilômetro. O preço de cada bilhete custou R$10 e o montante arrecadado, segundo a Paróquia Santo Antônio, deve ser revertido para o movimento do Segue-me, divisão da Igreja Católica que trabalha na evangelização de jovens.

Festival


O II Festival de Poesia e Grafite realizado no último dia 30, no Parque Ecológico Chico Mendes, em Cidade Ocidental, mobilizou artistas da cidade, grupos de teatro e alunos das escolas públicas e particulares do município. A organização foi de responsabilidade da superintendência de Cultura de Cidade Ocidental, comandada por Ivanilton Santos, o popular Poeta.

Em sua segunda edição, o festival atraiu mais de mil pessoas que passaram pelo parque para ver apresentações de teatro e o trabalho de artistas e novos poetas. O evento se dividiu entre a premiação dos melhores grafites e das melhores poesias. Todos eles receberam troféus especialmente confeccionados para o festival, pelo artista plástico ocidentalense Zaqueu.

 

Bookmark e Compartilhe